• Janelas do Campo - Eugênio Pittol

NA JANELA:

A cada novo bananal formado, a história se repete: o primeiro cacho é sempre cortado pelo Eugênio Pittol, o Geninho, como é conhecido na CEASA – ES. Um ritual que que começou em 1978, em Santa Leopoldina, interior do Espírito Santo para comemorar e desejar boa sorte com colheitas fartas.

O Geninho gosta de enfatizar que o sucesso no campo depende da dedicação e por isso conta com os braços fortes dos filhos e genro. Mas, mesmo sendo de outros tempos, esse produtor não abre mão da tecnologia. Nos sítios Maricará I e II, em Cariacica – ES, que somam 3 mil hectares de plantio 100% irrigado, os pés de banana recebem todos os cuidados para garantir a qualidade das frutas: um engenheiro agrônomo faz a supervisão da plantação e os funcionários da Bananas EP estão atentos às necessidades das plantas.

O resultado está nas bancas das lojas Hortifruti: 3 vezes por semana recebemos mais de 400 caixas com bananas bonitas e saborosas. E é assim desde 1988, quando nasceu essa parceria, no tempo em que muitas frutas eram vendidas à dúzia, Geninho aceitou o desafio da Hortifruti em vender a fruta a kilo.

O que Geninho preserva dos tempos passados é o jeito simples em cultivar a terra: a produção é artesanal, feita a poucas mãos, mas os olhares cuidadosos de homens do campo que gostam do que fazem estão comprometidos em produzir mais e melhor.

 

GALERIA DE FOTOS

    Faça o primeiro comentário!

*todos os campos são obrigatórios

GALERIA DE FOTOS
*clique para ampliar