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Cará

Nome Família: Diocoreacea

É um alimento rico em carboidratos, o que lhe confere alto teor energético. Contém ainda grande quantidade de vitaminas do Complexo B – B1(tiamina), B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina) e é rico em fibras solúveis.

Pratique hábitos sau­dáveis. A alimentação equilibrada previne sua família de inúmeras doenças.

Dicas e Curiosidades

Como comprar

Evite comprar carás murchos ou brotados. Escolha aqueles firmes, sem partes mofadas ou amolecidas. Pequenas lesões na casca podem ser retiradas durante o descascamento sem prejudicar a qualidade interna.

 

Como armazenar
O cará se conserva bem por mais de 15 dias sem necessidade de refrigeração, desde que mantidos em locais frescos, secos, escuros e arejados. Quando mantidos por muito tempo na geladeira, o sabor se torna alterado e a brotação acelerada.

 

Como preparar

O cará é consumido sempre na forma cozida, após a retirada da casca. Pode substituir a batata em vários pratos como sopas, caldos, purês e refogados. Também pode ser usado na forma de pão, bolo, creme, biscoito, pirão, panquecas e tortas.

Curiosidades

Não convém guardar o cará na geladeira, pois ele absorve a umidade e amolece. Temperos que combinam com cará: alho, cebola, açafrão, sal, folhas de louro, pimenta, limão, sal, orégano e pimenta a gosto.

 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 100g
Quantidade por porção
Valor energético 78Kcal
Carboidratos 18,9g
Proteínas 1,5g
Gorduras Totais 0,1g
Gorduras Saturadas 0g
Gorduras trans 0g
Fibra Alimentar 2,6g
Sódio 1mg
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