Em tom de alegria, um antigo produtor nos conta: “a primeira vez que vendi uma banana a quilo foi para a Hortifruti”.

Nada melhor que um depoimento como esse para começar a nossa história. Pode ser curta, mas essa frase diz muito sobre a nossa empresa: pioneirismo, relação de confiança e proximidade com os produtores, e alegria. Muita alegria.

O ano de 1989 ficou marcado no mundo pela queda de um muro, mas, pra nós, ele é lembrado também pela construção de um novo segmento de varejo no Brasil: o de hortifrutigranjeiros.

Nem supermercado, nem feira. Mas o melhor dos dois. Foi com essa ideia que dois jovens amigos decidiram transformar um sonho em realidade. Montaram a primeira loja em Colatina, no interior do Espírito Santo, para oferecer às pessoas uma nova forma de comprar frutas, legumes e verduras.

Os desafios eram enormes, mas a vontade também. Levando na bagagem, apesar da pouca idade, a experiência de trabalhar no setor, eles decidiram revolucionar desde a relação com os produtores e fornecedores, até a montagem e reposição das bancas.

Tudo para levar às pessoas o que existe de melhor na natureza e, dessa forma, cultivar o prazer de uma alimentação saudável.

O sucesso foi tão grande, que no ano seguinte uma nova loja estava sendo aberta, no Rio de Janeiro. Em 1997, já eram nove lojas no estado do Rio de Janeiro e, em todas, pessoas alegres e prontas para servir transformavam o atendimento ao cliente, num relacionamento.

Atualmente, a Hortifruti é a maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil. São milhares e milhares de toneladas de frutas, legumes e verduras, em dezenas de lojas em 3 Estados diferentes. O sonho que começou com duas pessoas, contou com o apoio de mais 5.400 colaboradores para virar realidade.

Da pequena loja em Colatina até hoje, muita coisa mudou, mas não a essência e a vontade de fazer o melhor. Se antigamente ia-se à feira, à quitanda, ou ao mercadinho, hoje todo mundo vai à Hortifruti.