5 ao dia é um programa que usa as cores dos alimentos para lembrar você de comer, no mínimo, 5 porções de frutas ou hortaliças, todos os dias. Uma campanha que já é sucesso no mundo todo e que agora você também pode participar. Saiba como. CLIQUE PARA SABER MAIS

Tabela de cores dos Alimentos

  • Brancos
    BrancosNos alimentos de cor Branca encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonoides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.
  • Laranjas
    LaranjasAssim como os vermelhos, alimentos da cor Laranja são fontes de carotenoides. Ricos também em vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.
  • Roxos
    RoxosContêm niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também Vitamina C. Mantêm a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.
  • Verdes
    VerdesRicos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.
  • Vermelhos
    VermelhosFontes de carotenoides, que são precursores da vitamina A. Bom para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele. O licopeno, fitoquímico encontrado em alguns alimentos deste grupo, ajuda na prevenção do câncer de próstata.