Uma semana para limpar o corpo

02/01/14 | Compartilhar:

 

blog_detox

Conhecida também como dieta detox, a dieta desintoxicante já conquistou o seu espaço no mundo das mulheres que buscam purificar o organismo através da alimentação. Trata-se da junção de duas palavras essenciais quando o assunto e saúde, alimentação e desintoxicação.  É importante, antes de iniciar uma dieta, saber quais os benefícios oferecidos, pois nesse caso, o maior beneficio da dieta desintoxicante não é a perda de peso e sim a eliminação das toxinas presentes no organismo. Essas substâncias levam ao envelhecimento precoce das células e,consequentemente, podem surgir cansaço, baixa imunidade, prejudicando a saúde da pele e os indesejáveis quilos a mais.

Como o objetivo é limpar o organismo, o primeiro passo para uma dieta detox é manter à distância alimentos industrializados, gorduras, açucares, aditivos.

Dentre os inúmeros benefícios recorrentes com a prática da dieta detox, citamos a melhora da saúde da unha, cabelo, pele, redução nos níveis de colesterol, regulação do intestino, fígado e melhora também o estado de hidratação.

A alimentação desintoxicante funciona através da exclusão de alguns alimentos das refeições diárias, dando preferência por um cardápio leve, longe de gorduras, e produtos industrializados. No café da manhã é indicado o consumo de frutas, pão integral, queijo branco e chás, para o almoço ou jantar é sugerido o consumo de caldo de verduras e legumes ou saladas cruas e ricota, peixe ou frango, além de arroz integral ou batata cozida ou assada, bem como macarrão. Já nos lanches da manhã, tarde e noite é indicado o consumo de frutas ou de sucos naturais.

O ideal é que os vegetais, frutas e legumes sejam oferecidos de forma variada para que, deste modo, também ofereça ao organismo uma boa diversidade na oferta de vitaminas e minerais. A ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia e o consumo de alimentos ricos em fibras, como as hortaliças, são fundamentais.

Importante para a saúde, a dieta detox é recomendada para ser seguida em um período máximo de 7 dias evitando as sua prolongação. Após o término deve-se seguir uma alimentação diversificada, saudável rica em alimentos naturais, evitando o consumo de alimentos ricos em toxinas como citado anteriormente, sem esquecer da prática de exercício físico regularmente.

Atenção: para iniciar a dieta detox é preciso o acompanhamento do profissional de saúde, pois assim como outras dietas, se mal orientadas e seguidas podem causar danos a saúde.

Letícia Marini, nutricionista Hortifruti

    Faça o primeiro comentário!

*todos os campos são obrigatórios