Um salmão, por favor!

11/09/17 | Compartilhar:

File-de-salmao

Ele ganhou o coração, depois de conquistar o paladar do brasileiro. E entrou para o cardápio canarinho não só pelo sabor, mas também pela praticidade e pelos benefícios. É um dos peixes mais fáceis de grelhar, pois retém a hidratação. Seu sabor suave combina com os mais diversos tipos de molhos: limão, maracujá, iogurte, mostarda e mel, entre outros.

Veja a seguir algumas curiosidades sobre este peixe tão adorado:

Muito além do ômega 3

Todos sabem que o salmão é rico em ômega 3, nutriente que contribui para a diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides do sangue. Ele tem efeito anti-inflamatório, melhora o humor, diminui a flacidez, evite o envelhecimento precoce e, entre tantos outros benefícios, previne contra doenças inflamatórias e do coração. Além disso, o peixe  também é fonte de Vitamina D, Vitamina B3, Vitamina B12, Vitamina B6, Fósforo (que ajuda a manter as funções do cérebro), magnésio (melhora o funcionamento cardíaco e diminui os problemas de hipertensão) e triptofano (auxilia no combate dos distúrbios do sono).

Branco ao rosa?

A cor original do salmão é branca. Porém, devido à sua alimentação (camarões, algas e organismos unicelulares), o peixe ganha uma coloração que vai do cor-de-rosa até o vermelho vivo. A pigmentação é armazenada no músculo ou na casca do crustáceo, por isso a tonalidade. Para os salmões criados em cativeiro, o rosado está na ração do peixe.

Filho do rio e do mar

O salmão vive na água doce nos dois primeiros anos de vida antes de ir para o mar.  O animal chega a viajar até 1.500 quilômetros contra a correnteza dos rios para se reproduzir. É como se ele nadasse da cidade de São Paulo até Cuiabá!

Águas geladas

Você sabia que o salmão gosta de águas geladas? O peixe possui hábitos diurnos e vive em águas frias dos oceanos do Atlântico Norte e Pacifico Sul. Os criadouros de salmões estão concentrados em lugares gelados, como Chile e Noruega.

Depois de conhecer um pouco sobre esse peixe, clique aqui para conferir algumas receitas e preparar essa delícia.

  • 13/09/2017 - Marcia

    Excelente blog.

  • 22/09/2017 - Maria Ivonete dá Costa

    Foi muito gostoso

  • 23/09/2017 - Neide

    gostaria de receber receitas com Salmão

  • 27/09/2017 - Hortifruti

    Em nosso site você encontra receitas com esse pescado, Neide!

*todos os campos são obrigatórios