Se livre das impurezas do organismo

21/02/13 | Compartilhar:

detox

Há sempre um momento que o nosso organismo pede para descansar um pouco e se livrar das impurezas adquiridas diariamente através da alimentação. Por isso atualmente ouve-se muito falar em desintoxicação, um tempo para que seu organismo se hidrate e respire melhor, funcionando com mais leveza.

Permanecer por um período fazendo a dieta desintoxicante tem por finalidade purificar o sistema digestivo e eliminar do organismo os produtos residuais.

Para isso é preciso que diariamente ocorra a ingestão de líquidos, principalmente água e sucos naturais, alimentos naturais que possuam pouca gordura e sejam ricos em fibras para auxiliar o melhor funcionamento intestinal acelerando a eliminação de toxinas, além disso diminuir o consumo de alimentos industrializados e que contenham muito sal e gordura animal. A mastigação devagar e a ingestão de água frequente durante o dia são de extrema importância.

Deve haver a ingestão de frutas, pão integral, queijo e chás no café da manhã, no almoço e jantar, carnes magras, como peixes, caldo de legumes, legumes cozidos, de preferência bastante folhas e saladas cruas, e as preparações grelhadas ou assadas, e os sucos naturais são muito bem aceitos de preferência sem açúcar ou adoçantes. A diversidade de cores, verduras e legumes pode assegurar a melhor ingestão de variáveis vitaminas e minerais.

Atenção, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cafeína, fumo, gorduras, açúcar e sal, e produtos industrializados.

Esse tipo desintoxicação através da alimentação é contra-indicada  para crianças e doentes, sendo preciso um acompanhamento do médico ou da nutricionista.

Resumindo:

– Beba pelo menos 2 litros de água por dia;

– Consuma bastantes frutas, legumes e verduras no decorrer do dia, 3 em 3 horas evitando ficar por muito tempo sem comer;

– Evite exercícios prolongados e com muito esforço durante esse período.

– O período de desintoxicação não deve exceder 5 a 7dias e qualquer sintoma fora do comum deve parar e procurar por atendimento profissional;

 

Letícia Marini, nutricionista Hortifruti

    Faça o primeiro comentário!

*todos os campos são obrigatórios