Preta ou verde. Qual a diferença?

26/01/17 | Compartilhar:

As azeitonas, sejam verdes, sejam pretas, vêm da mesma árvore e são o mesmo fruto. A variação de cor vem das diferentes épocas de colheita.  As verdes são imaturas, que depois se tornam amarelas e, por fim, pretas. A azeitona preta tem um teor de óleo de 10 a 30% maior do que a verde. Quando são colhidas, as azeitonas têm um sabor amargo e só ficam gostosas depois de colocadas em conserva.

A azeitona não pode ser consumida diretamente da árvore. É necessário um processo e um tratamento especial para reduzir o amargor natural do fruto. Algumas azeitonas são colhidas ainda verdes, enquanto outras amadurecem plenamente na árvore até atingirem uma cor escura.

Os azeites são feitos com as duas cores. Daí a variação também no sabor desse óleo. O sabor e o aroma das azeitonas mudam em cada fase de maturação. Há variedades que são melhores quando colhidas verdes e outras quando maduras. Mas, normalmente, os melhores azeites de oliva são obtidos com azeitonas que estão na fase com epiderme roxa ou violeta claro e epiderme negra e polpa totalmente verde, pois se encontram no auge da maturação, oferecendo ainda mais benefícios à saúde.

Vale lembrar que as azeitonas previnem doenças do coração, câncer, auxiliam no bom funcionamento do intestino e na melhora do sistema imunológico.

 

producao_de_azeitonas_-_como_elas_chegam_a_nossa_mesa_2

  • 12/02/2017 - Naira Pereira

    Adorei o que foi falado sobre as azeitonas Muito esclarecedor!

*todos os campos são obrigatórios