Por que incluir melão na dieta?

24/11/17 | Compartilhar:

Refrescância, sabor e valor nutritivo são os motivos mais aparentes para se gostar de melão. Mas essas simples vantagens vão além quando o assunto é a saúde que a fruta oferece.

– a vitamina C também fortalece o sistema imunológico e faz bem até para a pele, já que também auxilia na formação do colágeno.

– o consumo do melão frequente, por exemplo, auxilia no controle da pressão arterial, já que é riquíssimo em potássio, e também ajuda quem está tentando emagrecer ou manter o peso saudável.

– as sementes do melão tem um valor nutritivo imenso e podem ser muito benéficas para a saúde. Ricas em cálcio e magnésio, por exemplo, elas ajudam a fortalecer os ossos e a prevenir osteoporose – por isso devem ser muito consumidas na infância, período da vida importantíssimo para a formação dos ossos.

– por também ser rico em vitamina C, o melão tem ação antioxidante no organismo, e por isso ajuda a prevenir uma série de doenças – principalmente as do coração.

– e além de tudo, cerca de 80% do melão é água. Geladinho fica tão refrescante nos dias quentes mata a sede, e ainda vai superbem em sobremesas, sucos e drinks como nesta receita de Melão ao Champanhe. Consumido ao natural como entrada ou sobremesa, possui propriedades calmantes, laxativas e diuréticas. É indicado em casos de gota, reumatismo, artrite, prisão de ventre.

Ao comprá-lo atente para alguns cuidados que garantem se a fruta está boa para o consumo. Quando maduro, o melão apresenta as seguintes características: casca firme, cor forte, perfume suave e agradável, não deve apresentar rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos. Conserve-o em local fresco e arejado, se estiver maduro, guarde-o na geladeira.

Agora vamos às variedades da fruta:

melao-54mercadinhomercadinho_01a_7717

1 – ORANGE: de polpa alaranjada e doce, este melão pertence à categoria dos inodoros, a mesma do amarelo. 2 – AMARELO: este é o tipo mais comum. A casca tem cor amarela intensa, enquanto a polpa é bem clara, branco-esverdeada. 3 – GÁLIA: também conhecido como israelense, tem formato redondo, polpa esverdeada e casca amarela e rendada. Pertence à família dos aromáticos, com perfume delicado. 4 – MATISSE ou DINO: recém-chegada ao Brasil, esta variedade tem aparência peculiar, branca por fora e por dentro, mas com a casca coberta de rajadas esverdeadas. É considerado um dos mais doces. Fica bom em saladas salgadas, sorbets e com carnes defumadas. 5 – PS: o nome desta variedade faz jus à sua aparência: ovalado, este melão tem casca verde-escura e rajada. Por dentro, é branco e de polpa doce. Embora não seja perfumado, seu sabor agrada tanto ao natural quanto em receitas. 6 – CANTALOUPE: é o grande representante dos aromáticos. De casca rendada, clara e polpa bem alaranjada, é doce e perfumado. Por estragar mais rápido que os demais, vale conservá-lo sempre em geladeira.

 

    Faça o primeiro comentário!

*todos os campos são obrigatórios