Por que incluir melão na dieta?

24/11/17 | Compartilhar:

Refrescância, sabor e valor nutritivo são os motivos mais aparentes para se gostar de melão. Mas essas simples vantagens vão além quando o assunto é a saúde que a fruta oferece.

– a vitamina C também fortalece o sistema imunológico e faz bem até para a pele, já que também auxilia na formação do colágeno.

– o consumo do melão frequente, por exemplo, auxilia no controle da pressão arterial, já que é riquíssimo em potássio, e também ajuda quem está tentando emagrecer ou manter o peso saudável.

– as sementes do melão tem um valor nutritivo imenso e podem ser muito benéficas para a saúde. Ricas em cálcio e magnésio, por exemplo, elas ajudam a fortalecer os ossos e a prevenir osteoporose – por isso devem ser muito consumidas na infância, período da vida importantíssimo para a formação dos ossos.

– por também ser rico em vitamina C, o melão tem ação antioxidante no organismo, e por isso ajuda a prevenir uma série de doenças – principalmente as do coração.

– e além de tudo, cerca de 80% do melão é água. Geladinho fica tão refrescante nos dias quentes mata a sede, e ainda vai superbem em sobremesas, sucos e drinks como nesta receita de Melão ao Champanhe. Consumido ao natural como entrada ou sobremesa, possui propriedades calmantes, laxativas e diuréticas. É indicado em casos de gota, reumatismo, artrite, prisão de ventre.

Ao comprá-lo atente para alguns cuidados que garantem se a fruta está boa para o consumo. Quando maduro, o melão apresenta as seguintes características: casca firme, cor forte, perfume suave e agradável, não deve apresentar rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos. Conserve-o em local fresco e arejado, se estiver maduro, guarde-o na geladeira.

Agora vamos às variedades da fruta:

melao-54mercadinhomercadinho_01a_7717

1 – ORANGE: de polpa alaranjada e doce, este melão pertence à categoria dos inodoros, a mesma do amarelo. 2 – AMARELO: este é o tipo mais comum. A casca tem cor amarela intensa, enquanto a polpa é bem clara, branco-esverdeada. 3 – GÁLIA: também conhecido como israelense, tem formato redondo, polpa esverdeada e casca amarela e rendada. Pertence à família dos aromáticos, com perfume delicado. 4 – MATISSE ou DINO: recém-chegada ao Brasil, esta variedade tem aparência peculiar, branca por fora e por dentro, mas com a casca coberta de rajadas esverdeadas. É considerado um dos mais doces. Fica bom em saladas salgadas, sorbets e com carnes defumadas. 5 – PS: o nome desta variedade faz jus à sua aparência: ovalado, este melão tem casca verde-escura e rajada. Por dentro, é branco e de polpa doce. Embora não seja perfumado, seu sabor agrada tanto ao natural quanto em receitas. 6 – CANTALOUPE: é o grande representante dos aromáticos. De casca rendada, clara e polpa bem alaranjada, é doce e perfumado. Por estragar mais rápido que os demais, vale conservá-lo sempre em geladeira.

 

  • 28/11/2017 - Marly

    Não conhecia tantos detalhes sobre o melão. Gostei muito aprendi um pouco mais. Obrigada.

  • 28/11/2017 - Ivone Barros de Rezende

    Sou fã ardorosa do Hortifruti. Tudo de boa qualidade. Admiro os funcionários, todos muito educados. Sou muito bem tratadas por todos eles. Bato longos papos com todos. Quando me ausento dias, eles sentem minha falta. Meus parabéns para a Organização do Hortifruti. Sem mais, Atenciosamente, Ivone Rezende

  • 29/11/2017 - REGINA CELIA LOURENÇO NERY

    gostei muito das dicas! obrigada

  • 31/01/2018 - Hortifruti

    Adoramos saber e estamos sempre à disposição.

  • 10/04/2018 - Amélia

    Tudo que procurava, encontrei nessa reportagem. Obrigada.

  • 11/04/2018 - Hortifruti

    Que bom, Amélia. Se tiver sugestões também pode mandar por aqui.

*todos os campos são obrigatórios