O todo-poderoso pimentão

11/07/18 | Compartilhar:

Com vocês, ele que é colorido, bonito, magrinho (tem poucas calorias o danado), vem em três versões (uma melhor que a outra) e deixa sua marca de sabor por onde passa: o todo-poderoso pimentão. Quando verde, é mais fresquinho e, por isso, tem gosto forte e deixa lembranças do seu sabor por mais tempo. Nas versões vermelho e amarelo tem sabor mais suave e adocicado.

Seja com a cor e sabor que você preferir ou o prato da vez pedir, uma coisa nunca muda:  o pimentão é uma beleza para a saúde. Olha só os benefícios:

  • Previne anemia
  • Melhora a saúde dos olhos
  • Renova as células
  • Previne câncer, gripes e resfriados
  • Diminui colesterol ruim
  • Rejuvenesce pele e cabelo

Além disso tudo, o pimentão é muito versátil e consegue ir bem em diversas receitas. Olha só:

 

PIMENTÃO RECHEADO

INGREDIENTES

  • 1 pimentão amarelo grande
  • 1 pimentão verde grande
  • 1 pimentão vermelho grande
  • 6 ovos
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 1 cenoura
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite ou óleo
  • ½ cebola
  • 1 louro
  • de sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

PREPARO

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

2. Descasque e pique fino a cebola. Lave, descasque e corte a cenoura em cubinhos. Leve 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo.

3. Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola por 2 minutos em fogo baixo, até murchar. Tempere com uma pitada de sal e junte a cenoura e o louro. Misture bem.

4. Acrescente o arroz e misture bem para envolver todos os grãos com o azeite – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido. Regue o arroz com 2 xícaras (chá) de água fervente, tempere com ½ colher (chá) de sal, misture bem e aumente o fogo para médio. Não mexa mais. Enquanto isso, prepare o pimentão.

5. Lave, seque e corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento. Com uma faquinha de legumes, retire as sementes e a película branca de cada metade, mas mantenha o cabinho – ele dá um charme à apresentação. Transfira para uma assadeira grande e tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Leve ao forno preaquecido para pré-assar por 10 minutos, até amolecer. Retire do forno e reserve.

6. Assim que a água do arroz atingir o mesmo nível que os grãos, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar, até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.

7. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo.

8. Recheie os pimentões com o arroz e, com as costas de uma colher, faça uma cavidade central. Quebre um ovo numa tigela e, delicadamente, coloque na cavidade de cada pimentão recheado. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

9. Volte os pimentões ao forno para terminar de assar por cerca de 15 minutos, até o pimentão ficar macio e os ovos cozinharem – se desejar os ovos com gema mole deixe por apenas 10 minutos. Sirva a seguir.

 

SOPA FRIA DE PIMENTÃO AMARELO COM IOGURTE

INGREDIENTES
3 pimentões amarelos
3 potes de iogurte natural sem açúcar (170 g cada pote)
½ colher (chá) de cominho em pó
sal a gosto
PREPARO
Lave, seque e corte os pimentões ao meio. Descarte as sementes e corte cada metade em cubos médios. Transfira para o liquidificador, junte o iogurte, o cominho e tempere com o sal. Bata até ficar bem liso. Sirva a seguir acompanhado de croutons e sementes de girassol torradas.

 

PASTA DE PIMENTÃO VERMELHO
INGREDIENTES
3 pimentões vermelhos
½ xícara (chá) de nozes
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 dente de alho descascado
caldo de ½ limão
1 ½ colher (chá) de cominho em pó
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino
PREPARO
1. Lave e seque os pimentões. Com uma pinça, coloque um pimentão sobre a chama acesa da boca do fogão. Deixe a pele queimar, até ficar bem tostadinha e vá virando com a pinça para queimar por igual – isso serve para tirar a pele e deixar o pimentão com um sabor defumado delicioso. Transfira para uma tigela, tampe (ou cubra com filme) e repita com os outros.

2. Deixe os pimentões abafados por 15 minutos – assim, a pele se solta e fica mais fácil de descascar.

3. Para descascar, raspe a pele com uma colher e limpe o pimentão com papel toalha. Corte cada pimentão ao meio e descarte o cabo e as sementes.

4. No liquidificador, coloque os pimentões, as nozes, o alho, a farinha de rosca, o caldo de limão, o cominho e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino e bata até formar uma pasta. Transfira para uma tigela e deixe esfriar antes de servir.