O sabor do amor!

10/06/17 | Compartilhar:

namorados hortifruti

O Dia dos Namorados está chegando, e para embalar essa data tão especial, separamos algumas opções mais saudáveis e naturais, já que nesta época as sugestões de refeições são as churrascarias, pizzarias, o cineminha e as famosas hamburguerias.

Então, para preparar aquele jantar romântico caprichado e com menos calorias, sal e conservantes, trouxemos três opções ideias para impressionar o seu amado ou amada, e manter a saúde em dia.

Começando pelas massas, que são fonte de carboidratos simples e transformam-se rapidamente em glicose na corrente sanguínea, mas quando substituídas por versões de cenoura e batata baroa (mandioquinha) em tiras, podem dar lugar há uma preparação rica em betacaroteno e vitamina A, que auxiliam na saúde da visão, fortalecimento de unhas e cabelos. Além de serem rapidamente cozidos no vapor, esses “espaguetes” podem ser acompanhados de molho de tomate natural (receita abaixo) e queijos magros como: cottage, ricota e queijo minas, que são fontes de proteínas.

As berinjelas e abobrinhas, também podem ser utilizadas no lugar das massas de lasanha quando fatiadas, sendo boas fontes de vitaminas do complexo B, A, C, potássio, cálcio, e magnésio. Além de auxiliar na prevenção do colesterol, controle de hipertensão, combate da diabetes e do estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Já o molho branco adicionado, também ganha uma versão mais light (receita abaixo), com a utilização de leite desnatado. O frango desfiado é uma ótima fonte proteica nesta preparação.

Não podemos esquecer os temperos naturais, como: orégano, páprica, açafrão, manjericão, salsinha, coentro, pimenta e noz moscada, pois eles darão um toque especial na comida, deixando-as mais saborosa e sem adição de conservantes e altas quantidades de sódio.

Como opção de sobremesa, o casal pode apostar nas saladas de frutas com iogurte natural e granola, sorvete com água de coco e frutas da época, mousse ou creme de frutas, reduzindo a quantidade de calorias, gorduras e aumentando o valor nutricional.

 

Molho de tomate natural

Ingredientes

1 kg tomate do tipo italiano

2 cebolas médias

4 dentes alho

1 xícara (chá) salsinha

4 ramos manjericão

1 colher (chá) Sal

1 colher (chá) Pimenta do reino moída

1/2 xícara (chá) água

Modo de preparo: cortar os tomates em quatro partes e retirar as sementes. Bata os tomates no liquidificador aos poucos com a água. Em seguida adicione todos os ingredientes e bata. Leve o molho ao fogo médio por cerca de 20 minutos. Sirva o molho na hora ou separe em porções, e leve à geladeira por até 3 dias ou congele.

Rendimento: 5 porções – 40 Kcal/porção

 

Molho branco Light

Ingredientes

500 ml leite desnatado

2 colheres (sopa) farinha de trigo

1/2 unidade cebola picada

1 colher (sobremesa) azeite de oliva

1 pitada  de sal

Pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Modo de preparo: separe meia xícara de leite e misture com a farinha de trigo. Refogue a cebola no azeite de oliva até ficar transparente. Adicione o restante do leite na panela com a cebola, até começar a ferver, abaixe o fogo. Coloque o creme feito com o trigo, mexendo aos poucos, até que engrosse. Adicione os temperos: sal, noz moscada e pimenta do reino.

Rendimento: 6 porções – 65 Kcal/porção

 

Creme de Frutas

Ingredientes
2 kiwis
1 manga palmer

2 folhas de hortelã

Modo de preparo: descasque as frutas e bata uma de cada vez no liquidificador. Em seguida, intercale as camadas dos cremes em taças. Leve à geladeira por 30 minutos. Finalize com a hortelã.

Rendimento: 2 porções (taças) –  78,2 Kcal/porção

    Faça o primeiro comentário!

*todos os campos são obrigatórios