O poder da soja

05/04/13 | Compartilhar:

 

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Bem antes de todo o mundo conhecer este grão rico em proteínas, a soja já era cultivada e adorada nos países orientais como Japão, China, Indonésia e outros. Após perceberem as mil e uma utilidades deste grão, a soja começou a ser cultivada e propagada por todo mundo. Seu uso vai desde rações de animais até cosméticos e biodiesel. Hoje o Brasil é o segundo maior produtor mundial desse grão que além de rico em proteína vegetal, também é uma excelente fonte de mineiras, como o ferro e o magnésio, e vitaminas do complexo B. A soja também é muito consumida por auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle das taxas de açúcar e colesterol no sangue devido a ser uma grande fonte fibras e gorduras insaturadas. Por conter uma substância chamada isoflavona que apresenta uma estrutura química muito semelhante a do estrógeno humano, o consumo da soja pode prevenir os problemas relacionadas a carência estrógeno (sintomas de menopausa, osteoporose, doenças cardiovasculares, etc.) e também reduzir o excesso desse hormônio.

Atenção: para obter o benefício da soja, deve-se consumir entre 20 e 35 g do grão diariamente.

Incluindo esse bem no dia a dia:

Inclua nas saladas ou como acompanhamentos de pães o queijo de soja. Consuma leite, iogurte e queijo de soja, incluindo-os na alimentação diária. Prepare sucos naturais e vitaminas com leite de soja.

Adicione em seu cardápio, como prato principal, carnes feitas à base de proteína texturizada de soja como: almôndega de soja, quibe de soja e hambúrguer de soja

Canelone de Berinjela Recheado com Berinjela

Ingredientes

2 berinjelas médias
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 1/2 xícara (chá) de proteína texturizada de soja
1 cebola média picada
Sal e salsinha a gosto
1 colher (chá) de óleo vegetal
1 lata de tomate picados
Sal a gosto
Palitos pequenos para finalização

Modo de preparo

Corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento. Grelhe as fatias em 1/2 colher (sobremesa) de óleo vegetal e reserve. Hidrate a proteína de soja triturada em água morna por 10 minutos. Escorra e reserve. Refogue a cebola em 1/2 colher (sobremesa) de óleo vegetal. Acrescente a proteína de soja hidratada e deixe refogar. Tempere com sal e salsinha. Em uma panela, aqueça 1 colher (chá) de óleo vegetal, acrescente os tomates, o sal e deixe cozinhar por alguns minutos. Coloque uma colher de sopa cheia de proteína de soja refogada em cada fatia de berinjela, enrole e feche com o palito. Coloque no refratário em que será servido e esquente no forno por 20 minutos. Cubra com o molho de tomate quente e sirva.