O desconforto do inchaço

24/04/13 | Compartilhar:

 

blog_inchaco

Quem nunca se sentiu desconfortavelmente “inchada” e até mesmo com má circulação e até dores. O inchaço, muito ocorrido entre as mulheres, se deve por diversos fatores. O inchaço ocorre quando a água em excesso fica retida entre as células e não é expelida pela urina. Assim, os sintomas são logo aparentes no final do dia nos pés, mãos, pernas e mamas, causando muito desconforto à pessoa, similar à flatulência (gases). O inchaço pode ser sinal de algumas patologias como insuficiência renal, problemas hormonais e circulatórios, por isso deve ter devida atenção, nesses casos o acompanhamento médico é indispensável.

O cuidado com a alimentação é indispensável, por isso controle a ingestão de sal de mesa ou produtos ricos em sódio (embutidos, enlatados e industrializados). Eles auxilia na diminuição da retenção de líquidos, além da ingestão de bastante água, prefira alimentos naturais sem conservantes, tempere a refeição somente com temperos naturais evitando o excesso de sódio.

Evite ficar parado: a prática regular de atividade física auxilia muito no combate e prevenção do inchaço, A drenagem linfática também é uma recomendação muito adotada para quem sofre com o inchaço. Procure um profissional de saúde se o inchaço persistir ou se sentir dores.

Seguindo um estilo de vida saudável fica mais fácil manter o incomodo do inchaço longe do seu dia a dia.

Leticia Marini, nutricionista Hortifruti