Cuidado com as más companhias!

22/04/14 | Compartilhar:

Pais, mães, vovôs e vovós, prestem bem atenção aos vilões que acompanham os pratos das crianças. A hipertensão não escolhe idade e muita vezes está mascarada nas guloseimas dos pequenos.

Por isso, todos devem ficar atentos a estas dicas:

– o consumo de sal não deve ser superior a 1 colher de chá (aproximadamente 6 gramas). Evite também alimentos com condimentos industrializados, embutidos, enlatados, bolachas, sopa em pó, alimentos congelados e macarrão instantâneo;

–  dê preferências à frutas, legumes e verduras, grãos integrais e laticínios com pouco teor de gordura. Abaixo listamos os heróis que podem ajudar no combate à hipertensão:

Alimentos Nutrientes Benefícios para a saúde
Frutos do mar, linhaça e
peixes gordurosos
Ácidos graxos ômega-3 Pesquisas indicam que estas gorduras cardioprotetoras podem ajudar o sangue a circular mais livremente, reduzindo a pressão arterial.
Brócolis
Couve
Espinafre
Figo
Laticínios
Cálcio De acordo com alguns estudos populacionais, níveis baixos de cálcio estão relacionados com um risco maior de pressão alta, particularmente em pessoas sensíveis ao sódio e idosos.
Aspargo
Lentilha
Romã
Fibras alimentares Estudos demonstraram uma grande associação entre o alto consumo de fibras e a baixa pressão arterial.
Amaranto
Quinoa
Sementes
Magnésio Estudos alimentares relacionam a ingestão de magnésio com a redução da pressão arterial.
Abacate
Banana
Batata
Quinoa
Potássio Muitas pesquisas indicam que uma alimentação rica em potássio pode melhorar a pressão arterial. Acredita-se que a ingestão de doses elevadas de potássio seja tão importante quanto a ingestão moderada de sódio nos casos de hipertensão.
Brócolis, frutas cítricas Frutas silvestres Pimentão Vitamina C
Estudos clínicos preliminares e populacionais sugerem que a vitamina C pode ser benéfica por dilatar os vasos sanguíneos e promover a excreção de toxinas ambientais, como o chumbo, que podem contribuir para o aumento da pressão arterial.

– mantenha o peso adequado para sua idade;

– evite fritura e alimentos gordurosos;

– pratique exercícios físicos com frequência, pois evite o stress, que contribui para o agravamento da hipertensão

Para finalizar um dica preciosa: troque o trânsito pela bicicleta. Além de ficar em forma, você previne a hipertensão e não perde tempo nos engarrafamentos.

  • 27/05/2014 - Lucia Helena Pinheiro da Silva

    gostaria de saber qual legume ,verdura ou fruta ajuda na queima de gordura abdominal.comecei a tomar suco verde com abacaxi e couve e fui acrescentando outras coisas e adorei

  • 10/06/2014 - Hortifruti

    Olá, Lucia! Nossa nutricionista Larissa Mathias manda umas dicas para você: A gordura da região abdominal se forma quando a pessoa não faz dieta fracionada, ou seja, não come de três em três horas. Isso acontece porque o organismo armazena gordura para os momentos que ele necessita (de fome ou escassez), e assim ocorre a formação de gordura na região dos flancos e região abdominal. Para evitar a gordura localizada, siga essas orientações: - Coma de 3 em 3 horas; - Consuma alimentos de baixa carga glicêmica (batata-doce, arroz integral e maçã) – que elevam lentamente a glicose sanguínea fazendo com que o organismo produza insulina lentamente, evitando o acúmulo de gordura; - Coma frutas, verdura e legumes (exemplos: pera, frutas vermelhas como morango, jabuticaba, uva, cereja, amora, açaí e framboesa, abacate, berinjela, endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá) - Evite comidas gordurosas e industrializadas; - Faça exercício físico regularmente; - Consuma alimentos ricos em ômega-3 (Cavala, Atum e Salmão). Esse ácido graxo facilita a conversão da glicose em energia, impedindo a formação de novos estoques de gordura, geralmente mais concentrados na barriga. Estamos à disposição!

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