Hidrate-se!

15/01/13 | Compartilhar:

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É no verão que nos deparamos com altas temperaturas e consequentemente precisamos estar atentos aos cuidados com a saúde, principalmente quando o assunto é manter o organismo hidratado, com a ingestão de água e líquidos, além do consumo regular de frutas frescas, legumes e verduras que contribuem com seus nutrientes, deixando o organismo saudável  para curtir o verão com disposição.

Nos dias quentes há maior perda de líquido e minerais devido ao aumento da temperatura corporal.  Importante estar atento, pois a sede já e um sinal de que estamos desidratados, por isso devemos beber água antes de senti-la. Além da água, podemos incluir outros líquidos no cardápio do verão evitando a desidratação, como o chá, de preferência os descafeinados, e os sucos naturais, de preferência sem a adição de açúcar, tornando-os menos calóricos.

Atenção para algumas dicas:

– beba água constantemente, evite sentir sede. Beba bastante água e em pequenas quantidades durante o dia, e de preferência sempre fresca.

– beba água de coco regulamente, além de saborosa é uma ótima opção para manter o corpo hidratado, por ter calorias consuma preferencialmente uma vez ao dia

– aumente o consumo de frutas, legumes e verduras, antes durante e após as refeições.

– evite ficar longos períodos sem se alimentar, o calor pode causar queda de pressão, tonturas e mal estar.

– também é importante ter cuidado com a hidratação das crianças, pois precisam ingerir pelo menos quatro copos de água diariamente. Ofereça sempre frutas e legumes, principalmente melão e melancia que são frutas com muita água além de serem fontes de potássio. Os refrigerantes devem ser dados de forma limitada, em pouca quantidade. Suco natural de preferência sem adição de açúcar, e água de coco são ótimas pedidas para manter a criançada hidratada.

Letícia Marini, nutricionista Hortifruti.