Hidratação no inverno

01/06/17 | Compartilhar:

 

hidratação no inverno hortifruti

Nesta época do ano tão charmosa, as pessoas tendem a sentirem menos sede, e uma das principais causas são os fatores hormonais, ocasionada pelo hormônio ADH (antidiurético), que reduz a sensação de sede no inverno.

Além disso, a contração dos vasos e a concentração do sangue promovem a redução da sede no organismo, o que pode levar a uma desidratação. Os grupos que devem ter mais atenção à desidratação são os idosos, gestantes, crianças e praticantes de atividade física.

Separamos algumas opções para você aproveitar o inverno e manter-se hidratado.

Água filtrada ou mineral

A primeira opção para a hidratação sempre será a água filtrada ou mineral, e a recomendação deverá ser de acordo com sexo, idade, e outros parâmetros, para que se adeque melhor a cada indivíduo. O Ministério da Saúde preconiza a ingestão no mínimo de 2 litros de água diariamente. Além dos benefícios da hidratação, a água ajuda na manutenção dos tecidos, no aumento do volume plasmático, regulação da pressão arterial, no funcionamento intestinal e dos rins.

Sopas e caldos

Neste clima frio, aposte nas sopas e caldos com versões mais naturais e saudáveis, com legumes (abóbora, cenoura, chuchu, berinjela, inhame, abobrinha, batata inglesa e baroa), verduras (couve, espinafre, agrião, cebolinha, coentro, salsinha e repolho) e carnes magras, sendo as melhores opções  peito de frango, alcatra, músculo, patinho, filé mignon, colchão mole e duro.

Chás

Os chás, além de fornecerem a hidratação para o organismo, podem ter ação diurética e anti-inflamatória, além de boa parte ser rico em polifenóis, potente antioxidante, como o chá verde, branco, preto e vermelho. Também podem ser ingeridos quentes (infusão) ou em versões geladas, com adição de casca de frutas e mel como forma de substituir o açúcar.

Águas Aromatizadas

As águas aromatizadas são perfeitas para quem não tem o hábito da ingestão de líquidos e até para praticantes de atividade física. A mistura dos alimentos colocados na água é fonte de diversos benefícios, sendo estes: aceleração do metabolismo, desintoxicação e reposição de energia.

A água saborizada pode ser feita com água mineral ou água de coco, adicionada às frutas e legumes ou cascas. E para dar um toque especial no sabor e aroma, a dica é colocar gengibre, hortelã, alecrim, manjericão, cravo ou canela em pau, de acordo com o gosto de quem for saboreá-la.

Vale lembrar que a água mineral ou filtrada não deve ser substituída pela aromatizada, mas apenas complementar a hidratação corporal.

Sucos naturais

Os sucos naturais, sempre serão ótimas alternativas para ajudar na hidratação, pois são fonte de água, vitaminas, minerais e fibras, que vem das frutas, legumes e verduras. Os principais alimentos que tem a composição rica em água são: melancia, abacaxi, melão, morango, pepino, alface, aipo, espinafre e tomate. Então abuse dos sabores e cores em seu suco natural, quando o assunto for manter-se hidratado e nutrido.

 

Thamyris Ferreira Lima, nutricionista Hortifruti.

  • 24/06/2017 - Quezia

    Agua aromatizada alem de ser ótimo para o organismo fica lindo na geladeira!!

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