Festival de raízes

13/07/18 | Compartilhar:

Receita nutella? Que nada! Aqui só tem receita raiz, mas no nosso caso ela é sim cheia de frescura. Sai da terra fresquinha direto para o seu prato, com muito sabor e saúde. Beterraba, inhame, cenoura, mandioca, batata, batata doce. Seja qual for sua raiz favorita, na Hortifruti ela tem vez, qualidade e é escolhida a dedo. Olha só as receitinhas que separamos para você aproveitar o nosso Festival de Raízes e se deliciar na cozinha:

RISOTO DE BETERRABA

INGREDIENTES
4 beterrabas
1 cebola roxa
1 cenoura
1 talo de salsão
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
1 litro de água

 

1338778800000-Risoto-pratico-de-beterraba-com-queijo-feta-e-hortela
PREPARO
1. Lave bem os legumes em água corrente. Descasque as beterrabas, a cebola e a cenoura. Corte o salsão ao meio, a cenoura em 3 pedaços e a cebola em 4 partes – é importante deixar os legumes em pedaços maiores para ficar mais fácil de retirar quando o caldo estiver pronto.

2. Numa tábua, corte a beterraba em cubos de 1 cm: comece cortando em fatias de 1 cm, depois em tiras e as tiras, em cubos.

3. Numa panela, junte os legumes, a água, a folha de louro e os cravos-da-índia. Leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos.

4. Com uma pinça de cozinha, retire e descarte os pedaços de cenoura, cebola e salsão. Passe o caldo pela peneira e volte à panela. Reserve 2 colheres (sopa) da beterraba em cubinhos e use o restante em outra preparação.

 

PUDIM DE INHAME

Para a calda: 

INGREDIENTES
1 xícara (chá) de açúcar
¼ de xícara (chá) de água fervente
PREPARO
Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com cerca de 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver.  Coloque o açúcar numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula, por cerca de 5 minutos, até formar um caramelo dourado.  Com cuidado, meça ¼ de xícara (chá) da água fervente e regue sobre o caramelo. Misture com a espátula até formar uma calda lisa. Atenção: a calda pode borbulhar. Transfira a calda para a fôrma, derramando sobre o cone central – essa é a parte mais difícil para caramelar. Com um pano de prato, segure e gire a fôrma para caramelar também a lateral.

 

0f9f1cec44d660afc04c59faa9981bab

Para o pudim:

INGREDIENTES
3 inhames (cerca de 350 g)
3 ovos
1 ½ xícara (chá) de leite
⅓ de xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de coco ralado seco
coco ralado a gosto para decorar

PREPARO
1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Leve uma chaleira com água ao fogo alto para ferver – ela vai ser usada para o banho-maria.
2. Lave, descasque, corte os inhames em pedaços médios e transfira para o liquidificador. Junte o leite, o açúcar e bata até triturar bem o inhame.
3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez – se um estiver estragado, você não perde a receita. Junte aos ingredientes do liquidificador e bata novamente para misturar. Transfira para uma tigela e, com um batedor de arame, misture o coco ralado.
4. Transfira a massa de pudim para a fôrma caramelada e coloque dentro de uma assadeira. Preencha o fundo da assadeira com água fervente e leve o pudim para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até firmar.
Assim que estiver assado, retire do forno (e do banho maria) e deixe o pudim amornar. Para desenformar: passe a ponta de uma faca na lateral da fôrma; cubra com um prato e vire de uma só vez; deixe escorrer toda a calda sobre o pudim. Deixe esfriar na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Decore com o coco ralado a gosto.

 

COZIDO DE BATATA DOCE COM COUVE

INGREDIENTES
5 batatas-doces (cerca de 1 kg)
1 cebola
3 dentes de alho
½ colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (chá) de curry
1 pimenta dedo-de-moça
2 colheres (sopa) de azeite
2 ½ xícaras (chá) de água
4 folhas de couve
2 potes de iogurte natural sem açúcar (170 g cada pote)
sal a gosto

 

1474599600000-Cozido-de-batata-doce-com-couve
PREPARO
1. Faça o pré-preparo: descasque e corte as batatas em cubos grandes; transfira para uma tigela e cubra com a água para não escurecer; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e rasgue as folhas de couve com as mãos; lave, seque, descarte as sementes e corte a pimenta-dedo-de-moça em fatias finas. Lave as mãos para que não fiquem ardendo!

2. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até começar a dourar. Acrescente o alho, o extrato de tomate, o curry, a pimenta e o gengibre e mexa por 2 minutos.

3. Junte as batatas com a água, misture para incorporar os sabores do refogado e deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos, até a batata ficar macia.

4. Transfira uma concha do caldo com pedaços de batata para um prato fundo e amasse com um garfo. Volte o caldo para a panela e deixe cozinhar por mais 2 minutos para engrossar.

5. Desligue o fogo e misture as folhas de couve – elas cozinham com o calor do caldo. Tempere com sal e sirva a seguir com iogurte.

 

CREME DE MANDIOCA

INGREDIENTES
1 xícara (chá) de mandioca ralada crua
½ cebola pequena
2 xícaras (chá) de leite
½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de manteiga
noz-moscada ralada na hora a gosto
sal a gosto

 

Creme de Mandioca
PREPARO
1. Descasque e pique fino a cebola. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar.

2. Junte a mandioca, regue com o leite e diminua o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo até a mandioca cozinhar e formar um creme. Durante o cozimento, vá regando com a água, caso note que o creme está secando antes da mandioca estar cozida.

3. Desligue o fogo, tempere com sal e noz-moscada a gosto e sirva a seguir. Fica uma delícia com carne seca acebolada.

 

BATATA ROSTI COM AGRIÃO

INGREDIENTES
3 batatas
1 xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso (cerca de 70 g)
1 colher (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
salada de agrião para servir

 

b2ad7a0dbaebbe129a341bf26405000a
PREPARO
1.Lave, descasque e passe as batatas pela parte grossa do ralador.
2. Na pia, abra um pano de prato limpo e coloque as batatas raladas no centro. Forme uma trouxinha e torça bem para extrair a água das batatas.
3. Transfira a batata para uma tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
4. Leve ao fogo baixo uma frigideira pequena antiaderente de cerca de 20 cm de diâmetro. Quando aquecer, regue com o azeite e gire a frigideira para untar todo o fundo e laterais.
5. Mantenha a frigideira em fogo baixo e espalhe metade das batatas raladas, até cobrir todo o fundo. Pressione com uma espátula para nivelar e formar uma camada uniforme.
6. Polvilhe com o queijo ralado, deixando cerca de 1 cm de borda livre para evitar que o recheio grude nas laterais. 7.Cubra com o restante das batatas raladas e, com a espátula, pressione para nivelar e selar as laterais. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 12 minutos, até dourar a base da rosti.
8. Para dourar o outro lado: retire a frigideira do fogo e, com uma espátula de silicone, solte as laterais e o fundo da batata rosti; deslize a rosti para um prato raso; cubra com a frigideira, segure o prato e vire de uma só vez. Se preferir, vire a batata em outro prato, como se fosse bolo, e deslize para a frigideira, com o lado dourado para cima.
9. Volte a frigideira ao fogo baixo, deixe o outro lado cozinhar por mais 12 minutos. Desligue o fogo e solte novamente as laterais com a espátula de silicone. Transfira para um prato e sirva a seguir com salada de agrião.

 

RAGU DE CENOURA

INGREDIENTES
8 cenouras
2 cebolas
2 xícaras (chá) de água
1 ½ colher (sopa) de azeite
3 bagas de cardamomo
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
1 colher (chá) de páprica defumada
½ colher (chá) de cominho em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de canela em pó
3 cravos-da-índia
1 louro
1 ½ colher (chá) de sal
noz-moscada ralada na hora a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

026bab4e9d40a7e5a5e06bd54a20cf66
PREPARO
1. Lave, descasque e corte as cenouras ao meio, no sentido do comprimento. Fatie cada metade em meias-luas de cerca de 1 cm de espessura. Descasque e pique fino as cebolas. Com uma faca, abra as bagas de cardamomo, retire e pique fino as sementes (se preferir, bata num pilão).

2. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos até dourar.

3. Adicione o azeite restante e junte a cenoura fatiada. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem levemente macias. Junte as sementes de cardamomo e de erva-doce, adicione a páprica, o cominho, o gengibre em pó, a canela, os cravos-da-índia e a folha de louro. Tempere com o sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Misture bem.

4. Regue com a água e mexa bem, raspando o fundo da panela, para dissolver os queimadinhos. Mantenha por aproximadamente 15 minutos, com a tampa entreaberta, até que as cenouras cozinhem e formem um molho ralo e perfumado – mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Se as cenouras ainda estiverem firmes, regue com um pouco mais de água e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Desligue o fogo e sirva a seguir.