Férias escolares? Convide as crianças para cozinhar!

11/07/17 | Compartilhar:

 

Julho é mês de a criançada estar em casa e você já penso nas atividades que vai fazer para fazer desse momento uma lembrança agradável.

Sempre com a supervisão de um adulto, a cozinha pode ser um lugar bastante aproveitado pelos pequenos para que eles passem o tempo e ainda aprendam receitas fáceis, divertidas, gostosas e saudáveis.

A presença da criança na cozinha tem muitos benefícios: ajuda no desenvolvimento da mesma; aumenta o vínculo familiar entre mães, avós, pais; estimula o contato com os alimentos fazendo com que a criança conheça as texturas dos mesmos, as cores, as formas, assim como os seus nomes; e torna a criança mais autônoma desde pequena, capaz de fazer as escolhas alimentares de forma saudável e positiva.

Para não estragar a brincadeira, é preciso ter alguns cuidados. No que diz respeito a crianças menores, utensílios de corte, que funcionam à base de eletricidade e com recipientes e outros materiais de vidro, devem ser evitados, mantendo as crianças afastadas desses, bem como do fogão ou do forno. Procure utilizar utensílios leves, sobretudo de plástico, para que as crianças possam transportá-los com total segurança. Evite que elas subam em cadeiras altas para minimizar as quedas. Também é fundamental ensinar as noções básicas de higiene pessoal, dos alimentos e dos materiais. Lavar as mãos, prender os cabelos, lavar os alimentos e deixar a bancada da cozinha e os utensílios limpos, são bons ensinamentos que elas levaram para a vida toda.

Selecionamos algumas receitas saudáveis e divertidas para serem realizadas com ajuda da criançada em casa.

 

Bolinhas de Frutas

Ingredientes

1/4 de melancia

1/2 melão

2 carambolas

Suco de 8 laranjas

Modo de preparo: com um boleador (utensílio para moldar bolinhas de frutas e vegetais), faça bolinhas de melancia e melão. Reserve. Lave a carambola, corte em fatias e retire as sementes. Disponha as frutas em copinhos ou cumbuquinhas e regue com o suco de laranja.

 

 

Pizza de Pão Integral

Ingredientes

4 pães do tipo francês integral cortados em duas bandas

1 porção de queijo frescal ou cream cheese

1 lata de atum light ou 150g de peito de peru light

1 xícara (chá) de molho de tomate caseiro

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem

 

Modo de Preparo: espalhe o molho de tomate em cada banda de pão. Em seguida, regue com um pouco de azeite de oliva. Depois, jogue uma camada de queijo e outro do atum ou peru. Agora, regue com o molho de tomate. É só levar ao forno médio por cinco minutos.

 

Bolo de Laranja com Casca

Ingredientes para a massa:

1 laranja

2 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de óleo

2 xícaras (chá) de farinha de trigo – e mais um pouco para polvilhar

1 colher (sopa) de fermento

1 colher (sopa) de açúcar

Ingredientes para para a cobertura:

1 laranja

1/2 xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de leite

Modo de Preparo: preaqueça o forno em temperatura média de 180ºC. Para a massa, junte no liquidificador a laranja com a casca picada sem o pavio central e sem as sementes, os ovos, o açúcar e o óleo. Bata bem. Despeje numa vasilha e adicione a farinha e o fermento. Misture bem. Coloque em uma forma untada e enfarinhada. Asse por cerca de 30 minutos. Para a cobertura, misture o suco da laranja com o açúcar e o leite. Despeje a calda em cima do bolo ainda quente.

 

 

    Faça o primeiro comentário!

*todos os campos são obrigatórios