Delicia vermelha

31/08/17 | Compartilhar:

festival do morango hortifruti

A cor vermelha da fruta se deve a presença do licopeno, que age como antioxidante, que é muito famoso por seu efeito protetor contra o aparecimento do câncer, em especial, o da próstata. O morango também é fonte de vitamina B5 (ou niacina), vitamina C, ferro e fibras, que respectivamente protegem a pele, o sistema digestivo e nervoso; contribui para a formação e resistência dos ossos, dos dentes e dos tecidos, age contra infecções virais e bacterianas e auxilia na cicatrização de ferimentos; evita a anemia; e melhora o funcionamento do intestino, além de ser muito útil para diminuir a absorção de açúcar e de gordura no organismo.

Uma unidade de morango tem 12g tem cerca de 4 calorias. O perigo está nos acompanhamentos, tais como: mel, chantilly, creme de leite, açúcar e leite condensado, mas eles são dispensáveis, de tão docinho você quer comer puro e logo. Então, já fica dica de uma sobremesa leve e muito gostosa.

Essa delícia é vista nas bancas sempre de junho a setembro,  com melhor qualidade, e ainda, com preço mais acessível. E como o morango é uma fruta com muita água, seu processo de degradação é mais rápido, por isso só higienize a fruta quando for consumi-la, retirando o cabinho verde na hora que for comer mesmo.

Lindo, gostoso, mas a fruta também revela outras facetas, bem curiosas que achamos legal compartilhar:

1. O morango é a única fruta a ter sementes do lado de fora. Aí você lembrou da semente do caju, mas ele é considerado um  pseudofruto!

2. Falando em semente, um morango tem em média 200 sementes.

3. Cada pontinho amarelo ou verde  do morango é uma semente.

4. Morangos eram considerados venenosos na Argentina até meados de 1800. (:0 – quanto tempo perdido!)

5. Os morangos tem um museu inteiro dedicado a eles na Bélgica. Será que tem cheirinho a morango também?

6. Os morangos pertencem à família das rosas.

7. Nos tempos medievais, morangos eram servidos em banquetes importantes para trazer paz e prosperidade.

8. Acreditava-se que morangos eram afrodisíacos e eram servidos a recém-casados.

9. O morango pode reduzir dores de cabeça, por possuir salicilato, o mesmo composto da aspirina e outros analgésicos.

10. Para simbolizar perfeição e correção, os artesãos e pedreiros da Idade Média entalhavam desenhos de morangos em altares e nos topos de pilares de igrejas e catedrais.

11. A frutinha vermelha, por ser rica em nitratos, pode ajudar a queimar calorias durante os exercícios.

12. Morangos não tem nenhuma gordura, tem poucas calorias e são ricos em vitamina C, acido fólico,potássio e fibras. É bom para quem quer emagrecer, para crianças, grávidaa, etc. Faz bem e pronto.

13.Os romanos acreditavam que morangos aliviavam sintomas de melancolia, inflamações, febres, infeções de garganta, pedra nos rins, mau hálito, gota e doenças do sangue, fígado e baço.

  • 07/09/2017 - Marcia

    Não de tantos benefícios dessa linda fruta. Parabéns pela informação Hortitrut

  • 07/09/2017 - Marcia.

    Corrigindo mensagem acima. Não sabia de tantos benefícios dessa linda fruta.l

*todos os campos são obrigatórios