Da natureza para cozinha

10/08/17 | Compartilhar:

shutterstock_491634358

Os cogumelos não são vegetais, verduras ou legumes. Eles pertencem à família dos fungos e, por agregar sabor especial aos pratos, conquistaram o paladar dos brasileiros. Além do sabor, eles também trazem benefícios, como manutenção da saúde mental e emocional, e dos ossos e dentes. Pela quantidade de fibras, auxiliam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem o emagrecimento, pois reduzem a absorção de gordura e dão saciedade. Por causa dos altos teores de ácido fólico, os cogumelos previnem doenças cardiovasculares e degenerativas, como mal de Alzheimer, e são importantes no tratamento complementar de câncer, lúpus, hepatite e HPV. E mais: os cogumelos podem ser consumidos por todos, sem exceção.

Existem cerca de 4,5 mil espécies de cogumelos comestíveis no mundo. Entre os mais conhecidos estão:

Shiitake: apresenta coloração escura e píleo (aquele “chapeuzinho”) largo. Bom para saladas, massas, molhos e risotos.

Shimeji: nas cores preto e branco, tem um píleo menor. Delicioso quando grelhado e como acompanhamento de carnes.

Funghi: de origem italiana, esse tipo é bastante utilizado em massas, risotos e molhos. O termo significa cogumelo em português e é popularmente conhecido como funghi secchi ou cogumelo seco.

Champignon de Paris: o tipo mais consumido no mundo é também o mais popular no Brasil. Pode ser ingerido fresco ou em conserva. Apresenta coloração branca e fica perfeito em estrogonofes e saladas.

Portobello: de cor parda, tem textura mais rígida que o champignon e aroma levemente pronunciado. Bom consumido fresco e com o chapéu aberto em massas.

  • 15/08/2017 - Claudio Salvador Dodaro

    Educativo. Obrigado por dividir esta informação. Abrs.

  • 15/08/2017 - Iracema

    Excelente matéria, adoro cogumelos e a rede hortiffruit.

  • 16/08/2017 - Selma Regina Da Veiga C. Lemos

    Muito apropriado em razão que nos brasileiros não conhecemos bem este alimento que teem tanto valor. Parabéns mais uma vez HORTI FRUTI. Selma Regina

  • 17/08/2017 - miguel scaramella

    Excelente apresentação; sempre fui um consumidor desta iguaria, entretanto, com as apresentações acima, que realmente desconhecia, salvo Champignon de Paris, que sempre tive hábito de consumir, aguçou-me o interesse em conhecer os demais tipos e para tanto somente no Hortifruti, tenho confiança em adquiri-los. Parabenizo à toda equipe pela excelente reportagem.

  • 19/08/2017 - Ninarodrigues

    Além. de gostar muito de champinhon também adoro fazer compras no hortfruti, lá. Encontro tufo o que preciso

*todos os campos são obrigatórios