Cítricos: tá na safra, tá no ponto!

19/06/17 | Compartilhar:

A lista de frutas cítricas é grande:  abacaxi, abiu, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, kiwi, laranjas, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina (mexerica) e uva. E temos ainda as semi-ácidas, como caqui, maçã verde, maracujá, goiaba, pera, carambola.

Por serem muito fáceis de consumir e variadas, estão tão presentes na nossa alimentação. Mas os cítricos tem algumas curiosidades que merecem ser reveladas para você aproveitar melhor os benefícios que disponibilizam.

Devemos sempre consumir 1 cítrico por dia
Devido a sua elevada concentração de vitamina C e de água, essenciais para manter as defesas fortalecidas e o corpo bem hidratado.

Melhor espremido na hora
Lembra quando sua mãe insistia para que você tomasse o suco dessas frutas rápido? É uma crença que você também deve manter com seus filhos, pois o suco de laranja ou qualquer outro suco dessas frutas espremido perde a concentração de vitamina C em poucos minutos quando em contato com o ar, luz e calor.

Há muitas mais fontes de vitamina C
Embora os cítricos sempre levem vantagem quando falamos de vitamina C, existem outros alimentos que contêm essa vitamina, como a pimentão verde.

Fibra dos cítricos = menos colesterol
Há uma série de alimentos que combinados melhoram suas qualidades é o caso de cítricos e fibra. Leve-os no café da manhã ou no meio da manhã e vai conseguir uma dupla perfeita para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue naturalmente. 

Outras combinações

Outra estrela de combinações cítricas são legumes, especialmente lentilhas. Depois da refeições com legumes, aposte numa sobremesa com os cítricos. Eles irão ajudá-lo a absorver o ferro melhor

Sucos naturais são melhores 
Não importa quão natural eles tentam produzir sumos embalados, concentração de vitaminas e nutrientes nunca será como a de um recém-preparado com suco de frutas frescas.

Sucos noite não ajudam a perder peso
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, jantar somente suco é algo de errado se nós procuramos para perder peso. Por quê? A maioria das frutas são ricas em frutose e algumas até são pouco calóricas, por isso, temos de olhar bem o tipo de fruta para comer à noite. Além disso, embora acredita-se que as frutas cítricas são comuns na queima de gordura, isso não é inteiramente verdade. As frutas cítricas não tem o poder de queimar gordura por si mesmas, mas eles ajudam a perder peso graças ao seu poder saciante e hidratante.

As frutas cítricas são os melhores conselheiros para constipações
Graças a vitamina C e a melhora das defesas, se temos um resfriado ou notamos um pouco mais cansado ou fraco do que o habitual, uma boa ingestão dessas frutas ajudam a reduzir os sintomas e ter uma recuperação mais precoce . Além disso, essas frutas oferecem boa quantidade de frutas e líquidos que facilitam a digestão.

Cítricos podem ser encontradas em qualquer época do ano
Caímos no erro de que cítricos relacionam apenas com laranjas e tangerinas e, portanto, acreditamos que apenas em estações frias podem consumir essas frutas. Em qualquer época do ano podemos obter frutas cítricas (para não mencionar outros alimentos que também são ricos em vitamina C.

Frutas cítricas no jantar, pode?

Alguns nutricionistas não recomendam. As razões? Eles podem causar insônia, são mais pesados ​​do que outros alimentos e podem causar azia e má digestão e, eventualmente, alterações na rotina de sono. O melhor momento para consumí-los é sempre na parte da manhã, seja no café da manhã, ao meio-dia ou de sobremesa. Para as últimas horas do dia, opte por alimentos leves e neutros ricos em proteínas e cálcio.

festival de cítricos hortifruti

 

 

 

 

 

  • 29/06/2017 - Ernesto Gonçalves Gomes

    Importantíssimo o conteúdo informado. O Hortifruti sempre com informações de grande interesse do consumidor. Parabéns

*todos os campos são obrigatórios