Alimentação ideal para o verão

17/01/13 | Compartilhar:

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Um dos segredos que devemos ter nessa época do ano é o cuidado e o planejamento das refeições devido ao verão ser uma estação muito quente e a mudança da rotina por conta das férias. Nesse período ocorre o aumento do número de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) que muitas vezes devido ao calor estragam e se contaminam sem deixar vestígios de que estão impróprios para o consumo. Aí, aparecem aqueles sintomas indesejáveis – cólicas abdominais, dor de cabeça, náuseas, enjoo, vômito e diarreia, então todo o cuidado é pouco. Vamos às dicas:

– dê preferência à ingestão de alimentos de fácil digestão e com pouca gordura: carnes magras, peixe e carnes brancas;

– consuma vegetais frescos e legumes cozidos no vapor;

– evite a ingestão de molhos compostos por maionese, ovo e creme de leite;

– substitua a ingestão de salgadinhos fritos por salgadinhos assados, como pão de queijo, esfirras ou salgados integrais, pois possuem menos gordura;

– beba bastante líquido (água mineral, água de coco, sucos de frutas naturais e isotônico) para evitar a desidratação;

– consuma frutas refrescantes: abacaxi, melancia, melão, laranja pois ajudam a hidratar;

– prefira levar frutas de fácil transporte para um lanchinho rápido: uva, maçã, pêra, banana, goiaba, pêssego, ameixa e as frutas desidratadas: damasco, figo turco, ameixa, uva passas;

– nos restaurantes e bares evite pratos calóricos e elaborados com molhos, cremes e recheios, prefira o simples e o prático – arroz, feijão, carne assada ou grelhada e legumes cozido;

– higiene é fundamental para prevenir as DTA’s, por isso recomendamos a utilização de copos e canudos descartáveis.

Giovana Guerra, nutricionista da Hortifruti Praia do Suá.