blog

28 de julho de 2010

Maçã: um santo remédio

Seja verde ou vermelha, a maçã traz muitos benefícios a saúde,  melhorando a qualidade de vida de quem a consome com regularidade.

 

De acordo com um estudo polonês realizado na Universidade de Jagiellonian, o consumo de uma maçã por dia reduz 35% o risco de câncer intestinal. Isso porque a maçã contém uma ótima quantidade de compostos fenólicos, antioxidantes que conferem proteção contra tumores.

 

Entre as fibras presentes no fruto a pectina é a principal pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, previne a prisão de ventre e dificulta a absorção de gorduras e glicose.

 395145

MAS LEMBRE-SE: Sempre consuma não só a polpa da fruta mas também a casca. Ela possui de 5 a 10 vezes mais substancias ativas do que a polpa.

 

Outra questão importante é que não adianta ingerir várias e várias maçãs por dia, pois em excesso seus componentes têm um efeito tóxico gerando mais radicais livres em vez de combatê-los.

 

Em relação às vitaminas, a maçã é riquíssima em vitaminas do complexo B, C e E. O potássio também se encontra em grande proporção.

 

Dicas

Deve-se comer a maçã lavada e com casca, pois é na casca que se concentra a maior parte de sua Vitamina C e fibras (pectina). Suco de maçã (batida com água) ajuda a acalmar o estômago e é uma excelente opção de bebida nutritiva para iniciar o dia.

 

 Como Comprar 

As melhores maçãs são aquelas de cor acentuada, firmes e mais pesadas em relação ao volume. Prefira as de casca lisa e sem machucados.

 

 Dica de Receita:

 

TORTA CREMOSA DE MAÇÃ

Ingredientes:

Massa:
1 e ½ xícara(chá) de farinha de trigo
½ xícara(chá) de manteiga sem sal
¾ xícara(chá) de açúcar
1 colher(chá) de fermento em pó
2 gemas

Recheio:
2 colheres(sopa) de açúcar
5 maçãs verdes

Modo de Preparo:

Massa:
Em um recipiente, misturar o açúcar, a manteiga, as gemas e a farinha peneirada com o fermento até obter uma massa lisa. Deixar descansar na geladeira por cerca de 30 minutos. Depois, abrir a massa delicadamente, (reservar um pouco para decorar) e forrar o fundo e as laterais de uma forma de aro removível. Espalhar o recheio preparado e, com a massa restante, fazer tiras e decorar a torta. Levar para assar no forno médio preaquecido por cerca de 25 minutos. Aguardar esfriar para desenformar e servir.

 

Recheio:
Descascar, retirar as sementes e picar as maçãs. Colocar em uma panela, juntar o açúcar e cobrir com água. Deixar cozinhar até ficarem macias (cerca de 15 minutos). Então, escorrer e passar por uma peneira ou espremedor e utilizar.

 

Letícia Marini

Nutrição em Marketing



4 Comentários »

  1. anette musso
    31 de julho de 2010 - 18:37

    Fiz a torta com farinha de trigo intergal e ficou maravilhosa.

  2. Mari
    7 de agosto de 2010 - 18:08

    Hum, boa dica, anette.

  3. Ruy
    10 de agosto de 2010 - 10:34

    Fiz a torta, coloquei um pouco mais de açucar no recheio e ficou ótima!

  4. vanda monteiro da silva
    23 de agosto de 2010 - 23:41

    gostaria da receita de maça com farinha de trigo integral, obrigada.Poderia alternar duas bananas em um dia e uma maça no outro dia? Obrigada


Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

Deixe um comentário


blog da maça

em destaque
Categorias
Arquivos